23.11.11

Jogos Vorazes, Suzanne Collins


Título: Jogos Vorazes – Série Jogos Vorazes, vol. 1
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Gênero: ficção
Páginas: 401
Publicado em: 2010
Avaliação: 5 estrelas


Onde um dia foi a América do Norte, hoje é Panem, um país dividido em 12 distritos e uma Capital opressora. Katniss é nossa protagonista e moradora do Distrito 12, onde vive com sua mãe e irmã caçula, Prim, além do gato mais feio do mundo, Buttercup.
No passado, houve um levante dos Distritos contra a Capital, que venceu a guerra, afinal possuía mais dinheiro e recursos para enfrentar os Distritos. Naquela época eram 13 Distritos, mas para deixar claro quem estava no poder, a Capital dizimou o 13.
Logo após esse episódio, foi assinado o Decreto que anuncia a criação dos Jogos Vorazes, um reality show que seleciona, através de sorteio, um menino e uma menina com idade entre 12 e 18 anos de cada Distrito, chamados de Tributos... O que acontece com eles? São colocados em uma arena onde o único lema é “Matar ou morrer” e o último sobrevivente será o vencedor, tudo transmitido ao vivo para toda Panem.
A nossa história começa no ano do 74º Jogos Vorazes, quando os Tributos do Distrito 12 são Katniss Everdeen e Peeta Mellark, e os Jogos nunca mais serão os mesmos.

Só tenho uma coisa para falar a respeito de Jogos Vorazes: OMG!!!! Esse livro é perfeito e entrou na minha lista de favoritos em algum lugar próximo a Harry Potter. Eu simplesmente amei demais.
Mas vamos às análises... No início, Jogos Vorazes parece ser o tipo de livro comum e previsível, e de uma certa forma é... Eu, pelo menos, matei o final do livro 1 no dia da colheita. Mas a narrativa de Suzanne Collins é totalmente surpreendente.
Sério. Ela é muito rica em detalhes e é escrita de uma maneira que você não consegue, você não pode parar de ler, como se a vida deles na arena dependesse da sua leitura. Sem exageros!! (Ok. Um pouco exagerada.)
Nas minhas últimas leituras de best-sellers YA, eu acabava o livro um tanto quanto decepcionada, fazia tempo que eu não sentia essa empolgação, que posso facilmente comparar a empolgação que tive com Harry Potter. Não sei porquê eu demorei tanto para lê-lo! Agora já estou no 3º e último, A Esperança, e lamento a minha falta de tempo para terminá-lo, mas pretendo fazer isso até o final da semana.

Como sempre acontece, eu me envolvi profundamente com as personagens do livro. Eu gostei muito da Katniss e estava muito feliz com ela, mas no final ela tinha que estragar tudo, né?! Mas tudo bem, Suzanne Collins não me decepcionou com nenhum deles, todos os principais tiveram o seu psicológico bem explorado pela autora e você sente como se os conhecesse há muito tempo. Meus favoritos são Katniss, Peeta, Haymitch, Cinna, Madge, Effie e o trio, Octavia, Flavius e Vênia.

Não, não gosto muito do Gale. #TEAMPEETA até o fim!!!

5 estrelas porque é um livro impecavelmente escrito, com um enredo muito bom, que passa longe de ser só mais um livrinho adolescente. De uma forma ou de outra ele faz com que você pense na nossa sociedade hoje e se pergunte “mas não é isso que estamos vivendo?”.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP