23.7.12

Resenha: Fifty Shades of Grey, E.L. James


Título: Fifty Shades of Grey (BRA: Cinquenta tons de cinza)
Autor: E.L. James
Editora: Random House (BRA: Intrínseca)
Gênero: Ficção, Erótico
Páginas: 528
Publicado em: 2011 (BRA: 01/08/2012)
Avaliação: 4 estrelas
Sinopse: Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos...


Fifty Shades of Grey, ou 50 tons de cinza, é um livro polêmico. Ainda nem foi lançado oficialmente aqui no Brasil e já está na capa da revista Época (lerei a matéria essa semana). Não tem um meio termo nesse livro: ou você ama, ou você odeia.
Eu? Eu amei. Claro que não é um primor da literatura com frases de efeito, bem estruturadas e com vocabulário rico, nem foi escrito com o objetivo de ser, mas ele entretém, principalmente, as mulheres.
Eu estava muito curiosa para lê-lo, mas vi muitas críticas negativas e fiquei com o pé atrás. Minha curiosidade venceu e eu me joguei, comprei os 3 kindle books de uma vez e não me arrependo. Essa é a prova de que gosto é gosto e não deve ser discutido!
Gente, o que precisa ser entendido aqui é o fato de que ela não é uma escritora, nem tem formação para tal (eu acho). E.L. James é mãe, produtora de TV e escreveu uma fanfiction que fez um sucesso estrondoso. Se o sucesso foi mais pela curiosidade do que pela qualidade, não vem ao caso, mas a série está no topo dos Kindle Books e Livros mais vendidos há 128 dias no Amazon.com. (Sim, sou dessas que defenderá Christian Grey e Anastasia Steele com unhas e dentes!)

A sinopse é simples e não diz muito sobre o que acontece de verdade, apenas o básico: garota encontra garoto e se apaixonam... É, não é bem assim que as coisas funcionam para o Mr. Grey. Ele tem um gosto peculiar em seus relacionamentos e cabe a Anastasia decidir se está pronta e se deseja participar desse mundo totalmente desconhecido para ela. O passado de Christian Grey o assombra e Anastasia quer conhecê-lo, mas ele não parece estar disposto a se abrir com ninguém, nem com ela. Não dessa maneira.
Só para variar um pouco, a Anastasia me irritou inúmeras vezes e, mesmo todo o cenário sendo um tanto improvável, eu me coloquei no lugar dela para pensar como eu reagiria a tudo isso. Dúvida cruel.

O livro tem uma temática adulta, erótica, com descrições bem calientes, do nível de Irmandade da Adaga Negra para mais. Arrisco dizer que metade do livro é de cenas de sexo e a outra metade é sobre as interações sociais e batalhas internas de Anastasia.
A leitura é viciante e eu não consegui parar de ler até chegar ao final do 3º livro. Sério. Uma coisa se prende a outra, você quer saber o que vai acontecer e quando percebe, acabou o primeiro e você necessita desesperadamente do próximo, porque as coisas não podem acabar daquele jeito!

Na minha opinião, não é um livro para menores de 16 anos. E isso faz com que eu pense no filme: o que vai ser desse filme? Muita coisa terá que ser mudada para ter uma censura para menores de 18 anos.

4 estrelas porque ele garante o que propõe: uma leitura para entreter, não apenas, mas principalmente a mulherada e dar uma apimentada na vida! Aposto que muitas mulheres mudaram seus “hábitos” na vida a dois depois da leitura.

ATENÇÃO: Essa foi a minha resenha, agora vou fazer uma relação dos personagens com Twilight (Crepúsculo), se você quer saber as semelhanças e diferenças, continue lendo...

Cenário: o estado de Washington, na costa oeste dos Estados Unidos.

Família Grey X Família Cullen: muito ricos, filhos adotivos, a mãe Grey é médica, como o pai Cullen, e o pai é advogado, mas não são vampiros, nem nada disso. Se dedicam a caridade e participam de muitos eventos sociais. A única filha mulher da família Grey, Mia, tem grande semelhança com Alice Cullen.

Christian Grey X Edward Cullen: Christian é tudo o que o Edward é, mas melhor! Ele não é vampiro, mas se acha uma pessoa ruim, indigna de ser amado. Adverte Anastasia diversas vezes para se manter longe dele, que ele não era certo para ela. Super protetor, preocupado com a segurança dela, Christian fica nervoso quando ela faz coisas estúpidas que colocam a sua vida em risco (Edward feelings?). É podre de rico e lindo, maravilhoso, plus super HOT! E para Mr. Grey... Virgem? Vamos resolver essa situação AGORA!

Anastasia Steele X Bella Swan: Anastasia é mais velha que Bella e já está se formando na faculdade, mas ainda é insegura, se acha sem graça, é um pouco irritante, nenhum cara nunca chamou a sua atenção de verdade, tem um melhor amigo, José, que é apaixonado por ela. As diferenças são: ela é irritante, mas não tanto quanto a Bella. Ela não ilude o amigo, Anastasia tem certeza de que não sente nada por ele. Seu pai morreu e o padrasto que ela considera como pai já se divorciou de sua mãe e mora sozinho em Washington. A mãe casou de novo e mora na Geórgia. Ah, o padrasto/pai é muito amigo do pai do José, assim como o pai da Bella e do Jacob.

José Rodriguez X Jacob Black: os dois são apaixonados pela melhor amiga, mas o José não é chato e insuportável que fica insistindo com a Anastasia. Ele não gosta do Christian, mas respeita a decisão de sua amiga.

Graças ao bom Deus não existe um triângulo amoroso como Edward x Bella x Jacob na história.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP