17.8.12

Resenha: Marley & Eu, John Grogan

Título: Marley & Eu: A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo
Autor: John Grogan
Editora: Agir
Gênero: Não-ficção
Páginas: 300
Publicado em: 2006
Avaliação: 5 estrelas
Sinopse: John e Jenny tinham acabado de se casar. Eles eram jovens e apaixonados, vivendo em uma pequena e perfeita casa, sem nenhuma preocupação. Jenny queria testar seu talento materno antes de enveredar pelo caminho da gravidez. Ela temia não ter vindo com esse 'dom' no DNA, justamente porque matara uma planta, presente do marido, por excesso de cuidado - afogando-a. Então, eles decidiram ter um mascote. Vão a uma fazenda, escolhem Marley, ao tomar contato com uma ninhada, porque também ficam encantados com a doçura da mãe, Lily; depois têm uma rápida visão do pai, Sammy Boy, um cão rabugento, mal-encarado e bagunceiro. Rezam para que Marley tenha puxado à mãe, porém suas 'preces' não são atendidas. A vida daquela família nunca mais seria a mesma. (..)
A história amorosa e inesquecível de uma família em formação 
e o maravilhoso e neurótico cão que lhes ensinou 
o que realmente importa na vida

Esse é o tipo de livro que todos os amantes de animais devem ler. Fazia tempo que queria ler o livro. Marley nos faz pensar, refletir e nos leva para a realidade de uma forma sútil e incrível. Durante a leitura, relembrei diversos animais que já tive e uma ou outra travessura de Marley eu já presenciei com meus animais. 
O casal da história, John e Jenny são um casal apaixonado que sentem falta de uma coisa: um filho. Mas não se sentem totalmente preparados para tal responsabilidade. Começam cuidando de uma planta, que não dá certo. Então, no jornal, um anúncio de filhotes de labradores lhes chama atenção e é aí que toda a lição de vida, toda a confusão, os desastres, as risadas e o choro começam. Marley conquista o amor da família que em breve aumenta. O casal tem três filhos, a responsabilidade aumenta, os afazeres, mas mesmo assim Marley continua o mesmo bagunceiro, atencioso de sempre. Mesmo com todas as qualidades e, principalmente, os “defeitos” Marley vira até astro de cinema.

"Marley como mentor. Como professor e exemplo. Seria possível que um cachorro – qualquer cachorro, mas principalmente um absolutamente incontrolável e maluco como o nosso – pudesse mostrar aos seres humanos o que realmente importava na vida? Eu acreditava que sim. Lealdade. Coragem. Devoção. Simplicidade. Alegria. E também as coisas que não tinham importância. Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Símbolos de status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. ”

É um livro emocionante e cheio de aventuras. A leitura é tranqüila e rápida. A diagramação é bem bonita e tem fotos do Marley, afinal a história é real. Recomendo pra quem queira se identificar com o livro e se divertir com o melhor amigo do homem. E para o final, chorem, chorem bastante, não segurem as lágrimas. Quem gosta de animais vai chorar muito com esse livro.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP