8.8.12

Resenha: O diário de Anne Frank, Anne Frank

Título: O diário de Anne Frank
Autor: Anne Frank
Editora: BestBolso
Gênero: Guerra Mundial
Páginas: 373
Publicado em: 2010
Avaliação: 5 estrelas
Sinopse: 12 de junho de 1942 - 1º de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Aushwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. A força da narrativa de Anne, com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus, faz deste livro um precioso documento. Seu diário já foi traduzido para 67 línguas, e é um dos mais lidos no mundo. Ele destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, a transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião, e revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento. Um retrato da menina atrás do mito.

 "O relato pessoal mais emocionante sobre o Holocausto continua 
surpreendendo e impressionando." The New York Times Book Review


Quem já estudou ou sabe algo sobre o Holocausto, sabe o quão complicado foi a situação dos judeus. Sabe o quanto foi desumano tudo o que eles passaram. Desde as trocas de olhos até aos cortes das veias, tudo para que os nazistas observassem o que aconteceria. Para quem quiser saber detalhadamente tudo que eles passaram, O diário de Anne Frank é o livro indicado.

Eu me senti um pouco incomodada no início por estar lendo o diário dela, acho que se eu tivesse um, eu não ia gostar que lessem. Mas enfim, o diário traz toda a trajetória da família Frank, desde o tempo que eles eram livres, até o dia que eles passaram a se esconder. No esconderijo, eles têm que fazer silêncio absoluto, e de noite mais ainda. Anne é uma menina muito apegada ao pai, é carinhosa, gosta de ler e se manter entretida. No esconderijo tem mais uma família com eles, que o pai dela mesmo convidou para irem para lá. Essa família também é de judeus. 
Mesmo sendo narrada por uma criança, a história toda é muito bem escrita, acho que isso se deve ao fato dela gostar de ler. Não tenho certeza se teve erros no diário que foram corrigidos, mas não achei nenhum erro gritante. 

Dei 5 estrelas porque a história sobre o Holocausto realmente me chama a atenção. Ainda não consigo absorver uma informação sobre o que aconteceu lá sem ficar totalmente chocada. Eu me pergunto: o que os nazistas tinham na cabeça? Mas enfim, cinco estrelas é pouco para esse livro maravilhoso. Leiam, aprendam sobre tudo que os judeus passaram e repense sua vida.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP