21.9.12

Resenha: Charlotte Street, Danny Wallace

Título: Charlotte Street
Autor: Danny Wallace
Editora: Novo Conceito
Gênero:  Ficção, Romance
Páginas: 400
Publicado em: 2012
Avaliação:  3 ½ estrelas
Sinopse: Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-prodessor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...

E de primeira já vai um aviso: cuidado! Não vá com muita sede ao pote, pois a leitura pode acabar frustrada, que é como eu quase fiquei. Mas se olharmos o verdadeiro significado, esse mal-estar passa rápido, já que uma das grandes mensagens é a volta por cima que somos capazes de dar.

Seria uma história de amor se o livro tratasse de um amor fraternal e não um amor passional, se é que eu me fiz ser clara. Porque na sinopse é apresentada uma busca por uma garota, mas no final das contas, essa busca se torna secundária dando prioridade a busca da auto-realização do protagonista, Jason. Essa auto-realização é tanto no âmbito profissional, como pessoal.
Esse é aquele livro que tinha tudo para dar certo, tanto pela grande divulgação, a sinopse, a capa, enfim, um grande conjunto. Porém do início até a metade do livro a leitura é arrastada com grandes divagações, explicações de situações que o próprio personagem fala que a gente não precisa saber, mas mesmo assim ele vai contar.

Agora você deve estar perguntando: mas o livro não tem nada de positivo? Sim, tem sim. O livro, como falei no inicio, fala de superações e o quanto a verdadeira amizade pode nos ajudar a superar problemas e a conquistar novos desafios e sonhos, e é isso.
Um dos detalhes do livro é a descrição bem detalhada de Londres, que é onde se passa a história. Por mais que você não conheça a cidade, o autor narra os locais com uma grande riqueza de detalhes, e assim é possível imaginar por onde o personagem passa.

Bom, com todos esses prós e contras, mais contra dos que prós, o livro no fim das contas passa a sua mensagem e dá pra terminar com um pequenino sorriso no rosto. Minha avaliação fica nas 3 ½ estrelas por conta de toda enrolação desnecessária (novamente quase abandonei o livro), e claro a propaganda de um romance, mas que no fim não tem quase nada de romance.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP