Resenha: O diário de Suzana para Nicolas, James Patterson
Título: O diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Petterson
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção
Páginas: 223
Publicado em: 2011
Avaliação: 5 estrelas
Autor: James Petterson
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção
Páginas: 223
Publicado em: 2011
Avaliação: 5 estrelas
Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: "Diário de Suzana para Nicolas". Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha's Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Porque Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
Duas mulheres, o amor pelo mesmo homem
e as revelações que unem seus destinos
O livro é PERFEITO. Entrou para os favoritos de 2012. Há muito tempo eu não me emocionava tanto com um livro. James Petterson tem uma escrita envolvente que te prende do início ao fim. Esse é aquele livro que você tem que parar por um momento para limpar as lágrimas e continuar lendo.
De início somos apresentados ao sofrimento de Katie, pelo seu rompimento com Matt. Katie é uma garota muito bonita, que tem duas gatas de estimação. A simplicidade é o que ela tem de melhor. Por ser bonita e ter sido desejada nos tempos de escola, se espera que ela seja uma garota esnobe, sem nada a oferecer, mas Katie não é nada disso. Matt, um belo rapaz, com vários dons, conhece Suzana no momento em que passa a trabalhar na casa dela e, como era de se esperar, se apaixona por ela. Suzana, uma mulher incrível, com problemas de saúde, recém saiu de um relacionamento, mudou de cidade para recomeçar e conhece Matt. Nicolas, um lindo garotinho, fruto de um amor invejável.
Nós é muito melhor que eu.
Suzana, por querer que Nicolas se lembre de tudo quando crescer, resolve escrever um diário para ele. Ela conta desde seu antigo relacionamento até o dia que conhece Matt, o dia que ele nasce, o quão complicado foi e vai escrevendo os simples acontecimentos do seu crescimento.
O livro cita livros, filmes, faculdades, músicas, lugares e eu achei isso legal, deu um ar de realidade na leitura.
Estava pensando em pegar O príncipe das Mares. - Suzana
Parece ótimo. Perfeito. Adorei o livro mas nunca vi o filme. Fiquei com medo do resultado. Se quiser companhia, eu adoraria assistir com você. - Matt
Essa passagem é como se fosse nós mesmos depois de uma leitura, não é? O livro em si é muito realista, tanto nas coisas que são apresentadas, como nas falas dos personagens, aquele amor bagunçado e envolvente, mas que pode fazer parte da vida de alguém próximo.
O amor entre duas pessoas pode durar muito tempo quando
elas amam a si mesmas e estão dispostas a dar amor a outra pessoa.
Mais uma vez a Arqueiro fez um trabalho impecável no livro. A única coisa que me incomoda é o subtítulo. Dá a impressão que ele foi colocado ali e pronto. Aquela cor e a fonte não me agrada, acho que ali poderia ser mais trabalhado. E porque o nome do autor tão grande? Mas claro, isso são detalhes que com a lição das cinco bolas podem ser, tranquilamente, esquecidos. Qual a lição das cinco bolas? Só lendo para saber.