10.9.12

Resenha: Belle, Lesley Pearse

Título: Belle
Autor: Lesley Pearse
Editora: NovoConceito
Gênero: Drama, ficção
Páginas: 560
Publicado em: 2012
Avaliação:  3 ½ estrelas
Sinopse: Londres, 1910.Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris.Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro.Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente.A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?

Hoje vou falar de um livro que me chamou muita atenção pela capa e sinopse, contudo, confesso que quase abandonei a leitura, mas com muito esforço e força de vontade, insisti e fui até o final. Não é que o livro seja ruim, mas ele também não é aquele livro que vai para as minhas melhores leituras. Enfim, segue a resenha pra vocês conferirem.

O livro narra a vida de Belle, uma adolescente de 15 anos, totalmente inocente aos fatos da vida, tanto é que a personagem mora em um bordel, cercada de prostitutas e não sabe o que significa o termo pejorativo prostituta. Essa condição na qual ela vive imposta, principalmente por sua mãe, Ana, e a empregada do bordel, Mog - já que elas sempre esconderam qual era o ramo de atividade da casa em que elas moravam -, somente lhe é revelada quando ela acidentalmente presencia o assassinato de uma das meninas do bordel e acaba sendo sequestrada pelo assassino.

A partir daí o enredo fica mais pesado, marcado pela violência física e sexual que a protagonista é obrigada a passar. Não vou me estender muito, já que a chance de eu soltar alguns spoilers é muito grande.
E claro, como todo livro que se preze, temos o mocinho da história, Jimmy. Belle o conheceu durante um passeio que realizava escondida da sua mãe e a empregada do bordel, nesse encontro casual já fica claro que além de uma amizade, um amor nasceu. Com o passar do tempo, Jimmy foi crescendo, desenvolvendo os artefatos da beleza e ficando irresistível. Durante os anos em que Belle ficou desaparecida, ele nunca desistiu da ideia de encontrá-la, muito pelo contrário, sempre continuou investigando por conta própria para descobrir o verdadeiro paradeiro de Belle.

Um dos pontos negativos do livro é a repetição que acontece toda vez que Belle conhece alguém, já que é narrado novamente tudo o que ela passou e o porquê da sua condição atual.
É um livro com uma temática forte, tráfico de pessoas e o abuso sexual de menores, mostrando o envolvimento direto e indireto das pessoas. E isso infelizmente é um tema atual.

O livro também apresenta alguns erros de digitação e concordância, mas nada que comprometa a leitura.
Também não posso deixar de falar que todos os personagens do livro tem uma carga emocional muito grande, todos, sem exceção, passaram por alguma dificuldade ou problema na vida.

Portanto a minha avaliação fica no 3 ½, por conta dos detalhes repetitivos desnecessários, o que me fez quase abandonar tudo, e algumas atitudes da personagem principal por conta da sua inocência roubada.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP