3.9.12

Resenha: Vaclav & Lena, Haley Tanner


Título: Vaclav e Lena
Autor: Haley Tanner
Editora: Intrínseca
Gênero: romance, ficção
Páginas: 272
Publicado em: 2012
Avaliação: 4 estrelas
Sinopse: Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ela. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que “felizes para sempre” nunca é um desfecho garantido.Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu.

Vaclav e Lena é mais do que uma simples história de amor, é uma história sobre amizade verdadeira e um amor puro e sincero entre duas crianças que se entendem à sua maneira. Dois imigrantes russos que se conhecem na escola e provam como personalidades opostas realmente se atraem.
Será que todos esses sentimentos continuam vivos depois de 7 anos completamente afastados e de tudo o que aconteceu 7 anos átras? O livro é separado em 4 partes: Juntos, Separados: Vaclav, Separados: Lena e Juntos outra vez, e não nos deixa imaginando o que aconteceu nesse período. Ela conta tudo.

Eu me apaixonei pelo Vaclav desde o começo. Ele é um garotinho muito fofo e inteligente, com toda a inocência de uma criança que sonha em um dia ser um grande mágico como Harry Houdini e ter uma linda assistente, que seria a sua Lena. Porque ele a ama e eles vão se casar. Os pais de Vaclav são personagens bem caricatos na imagem que temos dos russos. A mãe dele, Rasia, é aquela mãe super protetora que quer proteger o filho do mundo e tudo mais, principalmente por ele ser um imigrante e não ter amigos. Gostei bastante do jeito dela, mas em alguns momentos eu senti raiva pelo o que ela falava/pensava de Lena.
Nesse ponto eu entro em contradição, pois eu não gostei da Lena, logo não deveria me importar com personagens que falem coisas ruins sobre ela, certo? O problema foi o que e em que situação ela falou, mas enfim... Lena é um tanto egocêntrica e se aproveita da boa vontade do Vaclav para com ela. É muito injusto o que ela faz. E Lena é confusa, os pensamentos delas são estranhos. Mesmo depois de todas as justificativas e explicações, não consegui criar simpatia por ela.
De qualquer forma, achei que a autora conseguiu construir muito bem os personagens principais, até mesmo os pais de Vaclav, quando ela volta ao passado para contar como eles foram parar nos Estados Unidos.

Haley Tanner tem um jeito peculiar de escrever, é diferente e em alguns momentos confuso, porque ela alterna a linha de raciocínio muito rapida e repentinamente. Em um momento a narração é do ponto de vista de Vaclav, de repente é o de Lena e depois já pula para Rasia. Isso fez com que eu me perdesse um pouco e tivesse que voltar a leitura para entender de quem era aquela reflexão.
As frases são curtas, da mesma maneira como as crianças falam e escrevem, eu gostei disso. Deu um toque especial e tirou aquele peso que talvez ele teria se fosse escrito numa linguagem adulta, além de ter contribuído para a leitura fluir muito bem. Sem perceber eu lia 50 páginas.
O que me decepcionou um pouco foi o final, um tanto vazio. A impressão que eu tive é que ela precisava terminar logo e parou ali. Ao mesmo tempo em que ela fechou uma ponta, deixou todo o resto em aberto e eu odeio quando os autores fazem isso!

4 estrelas porque o livro é bom e eu gostei da história e do estilo da autora, mas o final poderia ter sido melhor desenvolvido.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP